quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O Segredo


Não sou muito adepta do gênero de leitura "Auto-Ajuda", mas é inegável o sucesso que esse tipo de livro faz por aqui. Meu professor de português da faculdade comentou uma vez em uma de suas aulas: "Fico tão feliz quando vejo alguém lendo no ônibus, ou no metrô, até ver que é um livro de auto-ajuda...". Eu também tenho esta sensação. Afinal temos uma gama de bons escritores nacionais e internacionais que as pessoas não deveriam deixar de ler... Não que eu as recrimine por preferirem ler esses livros - acho que todo tipo de leitura é válida, desde que se reserve um tempo para não somente ler, mas para refletir sobre a leitura.

Então, como não se pode opiniar sobre uma coisa que você desconhece, decidi ler um desses livros de auto-ajuda fenômeno de venda mundial. O escolhido foi O Segredo - quem nunca ouviu falar neste livro, não é? - adquiri o livro há uma semana atrás e não demorei a começar sua leitura. Pra falar a verdade o livro não me surpreendeu. Apesar de minha pouca experiência com livros de auto-ajuda (li há uns dois anos atrás aquele livro "Quem mexeu no meu queijo" e outros dois livros que não recordo o nome), pude perceper que eles falam sempre a mesma coisa: "você pode tudo", "você é responsável pelo que lhe acontece", "somente você pode mudar a sua vida", blábláblá. Para um livro que teve uma vendagem aproximada de 350 mil exemplares eu realmente esperava mais.

Resumidamente O segredo fala do poder da mente que entitula como Poder da Atração, ou seja, nossos pensamentos são responsáveis por atrair tudo em nossa vida, seja bom ou ruim. Por exemplo, se você pensa muito na necessidade que tem de dinheiro o que você irá atrair é mais necessidade de dinheiro, do contrário se você pensa que vai conseguir determinada quantia de dinheiro e estabelece isso como sua meta, você conseguirá, pois, segundo o livro, atrairá isso para sua vida - lembrando que nunca se deve pensar no como iremos conseguir, o como não é importante, pois tudo conspirará para que seus pensamentos tornem-se realidade.

Para as pessoas mais céticas essa idéia pode parecer a "maior viagem". "Se fosse assim eu já teria ganho na loteria!" - diriam. Mas utilizando a filosofia do livro: Será que você não está focalizando seus pensamentos de maneira equivocada? Se você só pensa na possibilidade então nunca dará certo mesmo, o importante segundo O Segredo, é acreditar naquilo que você pensa e deseja.
Não acho que O poder da atração seja algo impossível ou absurdo. Acho que não aconteceu apenas comigo o fato de estar pensando em determinada pessoa e ela ligar ou aparecer de maneira inesperada. Não acredito em acasos, contudo não acho que as coisas funcionem da maneira como a autora do livro quis passar.

No mais, até recomendo esta leitura.

P.S. Enquanto escrevia este Post focalizei meus pensamentos no Daniel, quem sabe ele não tenha atravessado o Atlântico e esteja me esperando lá em casa ;)

Beijos e até a próxima.


2 comentários:

  1. Esse tipo de livro é como se fosse religião você tem que ter fé.Por que tudo que acreditamos, levamos em consideração que é verdade.
    As vezes esse livro pode até ajudar, porém dependendo do estado de espírito de cada um a situação pode ser outra...
    ...é como se fosse as crendicesses populares, onde tudo pode dar azar ou sorte.Como dizia Cazuza:"Ideologia eu quero uma pra viver!"
    Portanto temos que fantasiar algo para termos um paradigma na vida.

    ResponderExcluir
  2. Gostei Pri, este livro é chatinho d ler, recomendo o documentário, é reduntante, mas a idéia que o livro expõe, é totalmente verdadeira.
    bj

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!